Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Publicações

Neste espaço poderá encontrar textos produzidos pelas equipas do Laboratório José de Figueiredo, estando alguns disponíveis em pdf:

2015

Figueira, Francisca; A disciplina/profissão de conservação-restauro: uma ciência recente e o seu desenvolvimento em Portugal, «Conservar Património 21» (2015), pp. 39-51

2014

Figueira, Francisca; Estudo de 59 fragmentos de papel encontrados na base de uma cruz de altar em marfim do século XVII, «Conservar Património 19» (2015), pp. 21-34

Antunes, V.; Oliveira, M. J.; Vargas, H.; Serrão, V.; Candeias, A.; Carvalho, M. L.;  Coroado, J.; Mirão, J.; Dias, L.; Longelin, S.; Seruya, A. I., Characterization of glue sizing under calcium carbonate ground layers in Flemish and Luso-Flemish painting – analysis by SEM-EDS, µ-XRD and µ-Raman Spectroscopy, Analytical Methods 6 (2014), pp. 710-717.

 

2013

Antunes, V.; Oliveira, M. J.; Vargas, H.; Candeias, A.; Seruya, A. I.; Dias, L.; Serrão, V.;  Coroado, J., ‘Characterization of Glue Sizing Layer in Portuguese wood Paintings From the 15th and 16th centuries by SEM Secundary Electron Images and m-FTIR’, Microscopy and Microanalysis (2013)

Resumo

Antunes, V.; Serrão, V.; Oliveira, M. J.; Dias, L.; Candeias, A.; Mirão, J.; Coroado, J.;  Carvalho, M. L.; Seruya, A. I., ‘Técnicas e materiais de preparação na pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI’, in Serrão, V.; Antunes, V.; Seruya, A. I. (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013), pp. 55-74.

Antunes, V.; Oliveira, M. J.; Miguel, C.; Candeias, A.; Dias, L.; Carvalho, M. L.; Longelin, S.; Seruya, A. I.; Coroado, J.; Serrão, V., ‘The Invisible Ground Layer of Gregório Lopes Painting Workshop: Characterization of Binders and Fillers’, 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology (INART), Évora,  (2013).

Antunes, V.; Oliveira, M. J.; Vargas, H.; Candeias, A.; Carvalho, M. L.; Seruya, A. I.;  Coroado, J.;  Dias, L.; Mirão, J.; Serrão, V., ‘Characterization of calcium sulphate and glue sizing under calcium carbonate ground layers in flemish and luso-flemish painting’, XXXVIII Colloquium Spectrocopicum Internationale (CSI), Tromsø, Noruega (2013).

Antunes, V.; Candeias, A.; Carvalho, M. L.; Oliveira, M. J.; Manso, M.; Seruya, A. I.; Coroado, J.;  Dias, L.; Mirão, J.; Longelin, S.; Serrão, V., ‘Gregório Lopes painting workshop: Characterization by X ray based techniques, in 15th International workshop on Radiation Imaging Detectors (IWORID), Paris (2013).

Antunes, V.; Candeias, A.; Oliveira, M. J.; Longelin, S.; Carvalho, M. L.; Seruya, A. I.; Coroado, J.; Dias, L.; Mirão, J.; Serrão, V., ‘Characterization of gypsum and anhydrite ground layers of 15th and 16th centuries Portuguese painting by Raman Spectroscopy, Micro X-Ray Diffraction and SEM-EDS, in 7th International Congress on the Application of Raman Spectroscopy in Art and Archaeology (RAA), Ljubljana, Eslovénia (2013).

Candeias A.; Carvalho G., ‘Considerações sobre o estudo de Pintura - A Experiência do Laboratório José de Figueiredo", in As preparações na Pintura Portuguesa Séculos XV e XVI, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013).

Carvalho G.; Candeias A., ‘A conservação e o restauro: o papel do Laboratório José de Figueiredo, perspetivas e desafios’, Revista Património1 (2013), pp. 60-66.

Claro, A.; Cardoso, A.M.; Maduro, B.; Ribeiro, C.; Figueira, F.; Esteves, L,; Cavaco, M., Oliveira, M.J.; Cardoso, M. e Monteiro, P., ‘Descobrir a cruz de altar: apresentação e análise dos resultados do seu estudo e conservação’, in VITA CHRISTI: Marfins Luso-Orientais, MNAA, Lisboa (2013) pp. 58-77.

Cochet, A.; Murta, E., ‘A peculiar association of structural construction and polychcromy from the nineteenth century: Our Lady of Immaculate Conception, Sacristy of Curch Madre de Deus, Museu do Azulejo, Lisbon’ [Poster], in Seymour, Kate (ed.), Simposio Internacional do Grupo de Escultura ICOM-CC, Tomar (2013), p. 28.

Coroado, J.;  Antunes, V.; Serrão, V.; Oliveira, M. J.; Dias, L.; Candeias, A.; Mirão, J.;  Carvalho, M. L.; Seruya, A. I., Presença de Celestite em Retábulos Portugueses, in Serrão, V.; Antunes, V.; Seruya, A. I. (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013), pp. 75-83.

Dias, C.; Claro, A,; Valadas, S.; Esteves, L.; Mexia, M.J.; Candeias, A., ‘Estudo Material do Foral Manuelino da Lousã’, in Chorão, M.J.;  Candeias, A., A Lousã e os seus Forais, Câmara Municipal da Lousã, Lousã (2013), pp. 73-87.

Dias, T.; Murta, E.: Carmo, A. M.; Dias, C., ‘An Approach to the Technical Characterization of the Model for D. José's Equestrian Statue’ [Poster], in Lisbon, in Candeias, A., Sandu, I. (ed.), Book of Abstracts InArt'13 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, Évora 10-13 July, Évora (2013), pp. 146-147.

Poster.pdf

Esteves, L.; Teles, M., ‘Conservar o Património e manter a Integridade – Uma questão de Educação’ [Poster], Museu da Assembleia da República, Lisboa (2013).

Poster.pdf

Fernandes, A.; Carvalho, S.; Murta, E.; Candeias, A.; Oliveira, M. J.; Piorro, L., ‘The Crucified Christ from the National Museum of Soares dos Reis: Study and interpretation’ [Poster], in SEYMOUR, Kate (ed.), Simposio Internacional do Grupo de Escultura ICOM-CC, Tomar (2013), p. 28.

Gomes, I.; Murta, E.; Oliveira, J., ‘The Virgin and Child: Technical observations of a clay sculpture’s decoration from an eighteenth century Portuguese nativity scene’ [Poster], in SEYMOUR, Kate (ed.), Simposio Internacional do Grupo de Escultura ICOM-CC, Tomar (2013), p. 29.

Gomes, V.; Lorena, M., ‘O tríptico de Santa Clara de Coimbra - antigas e novas questões’,in Colóquio internacional:As preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, Faculdade de Letras, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (2013), pp. 180-191.

Artigo. pdf

Gonçalves, J.; Murta, E., ‘Shining like a sky full of stars… Recreating the technology of a smashed glass decoration from a baroque Portuguese nativity scene’ [Poster], in Seymour, K. (ed.), Simposio Internacional do Grupo de Escultura ICOM-CC, Tomar (2013), p. 29.

Gomes, I.; Carmo, A. M.; Frade, J.; Oliveira, M. J.; Dias, L.; Murta, E., ‘Study and Conservation of the Santa Catarina Image in Ançã Limestone” [Poster], in Lisbon, in Candeias, A., Sandu, I. (ed.), Book of Abstracts InArt'13 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, Évora 10-13 July, Évora (2013), pp. 146-147.

Poster.pdf

Lauw, A.; Esteves, L.; Teles M.; Leal, S. e Pereira, H. “Pinturas do século XV e XVI: uma abordagem dendrocronológica” [artigo] in: As preparações na pintura portuguesa séculos XV e XVI, Actas do colóquio internacional (2013).

Le Gac, A.; Nogueira, I.; Oliveira, M. J.; Seruya, A. I., ‘As camadas preparatórias na policromia tardo-gótica do retábulo mor da Sé Velha de Coimbra, por Jean d’Ypres, in Serrão, V.; Antunes, V.; Seruya, A. I. (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013), pp. 155-166.

Lorena, M., Pintura flamenga em Portugal, os retábulos de Metsys, Morrison e Ancede: estudo técnico e material [Tese de doutoramento não publicada] apresentada e defendida a 22 de Abril de 2013 à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Doutor em História de Arte, especialidade de Pintura, sob orientação dos Professores Doutores José Alberto Simões Gomes Machado e José António Paulo Mirão (2013).

Tese.pdf

Lorena, M., ‘O preparo na pintura flamenga em Portugal: A identificação do gesso vestigial, in Colóquio internacional:As preparações na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI, Faculdade de Letras, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (2013), pp. 133-141.

Artigo.pdf

Melo, H. P.; Cruz, A. J.; Candeias, A.; Mirão, J.; Cardoso, A. M.; Oliveira, M. J; Valadas, S., ‘Problems of Analysis by FTIR of Calcium Sulphate–Based Preparatory Layers: The Case of a Group of 16th-Century Portuguese Paintings’, Archaeometry (2013).

Resumo

Murta, E.; Sandu, I.; Ferreira S.; Veiga R.; Pereira, M. C.; Sandu, A. V., ‘Between History and Science: Interdisciplinary study of the gilded materials and techniques in the Baroque altarpieces of the Church of Sorrow’ [Poster], in Lisbon, in Candeias, A., Sandu, I. (ed.), Book of Abstracts InArt'13 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, Évora 10-13 July, Évora (2013), pp. 146-147.

Poster.pdf

Murta, E.; Esteves, L.; Oliveira, M. J.; Vasconcelos, T., ‘Minium, a pigment used for its good covering power or for its insecticide power?’ [Poster], in Candeias, A.; Sandu, I. (ed.), Book of Abstracts InArt'13 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, Évora 10-13 July, Évora (2013) p. 142.

Poster.pdf

Murta, E.; Sandu, I.; Paba, F.; Pereira, M.; Sandu, A.; Kuckova, S., ‘Wax polychrome decoration of S. José: Interdisciplinary study of a sixteenth century sculpture belonging to the Museu de Aveiro’ [Poster], in Seymour, K. (ed.), Simposio Internacional do Grupo de Escultura ICOM-CC, Tomar (2013), p. 30.

Jorge, L.; Murta E.; Ferreira,   S.; Sandu, I.,  ‘Proposal of a multimedia interdisciplinary datasheet for gilded woodcarving characterization in Portugal’[Poster], in Candeias, A.; Sandu, I. (ed.), Book of Abstracts InArt'13 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, Évora 10-13 July, Évora (2013), pp. 146-147.

Poster.pdf

Oliveira, M. J. Antunes, V.; Serrão, V.; Candeias, A.; Seruya, A. I.; Mirão, J.; Coroado, J., Caracterização Material da Camada Preparatória de Pintura Portuguesa por m-XRD e SEM-EDS, in Serrão, V.; Antunes, V.; Seruya, A. I. (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013), pp. 39-44.

Portela, M.; Murta, E.; Carmo, A. M., ‘«Comédia del’Arte» by Almada Negreiros: Technical Characterization of a 20th century polycrhrome gypsum bas-rekiel’, in 1st International Conference on Innovation in Art Research and Technology, Laboratório Hércules, Universidade de Évora (2013).

Resumo.pdf

Serrão, V Antunes, V.; Oliveira, M. J.; Dias, L.; Costa, S.; Piorro, L.; Candeias, A.; Mirão, J.; Coroado, J.;  Carvalho, M. L.; Seruya, A. I., ‘Considerações técnicas, materiais e artísticas sobre o Retábulo da Misericórdia de Almada e os seus pintores (1589-1591)’, in Serrão, V.; Antunes, V.; Seruya, A. I. (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2013), pp. 259-271.

 

2012

Antunes, V.; Lorena, M.; Serrão, V., ‘Four paintings of the old St. Jerome College of Coimbra: Restoration, technique and treatises’ [Poster], in International symposium of the ICOM-CC working group on Art Technological Source Research (ATSR), IRPA, Bruxelas (2012). 

Poster.pdf

Esteves, L.; Murta, E.; Oliveira, J. H., ‘Insectos sem Piedade. Estudo biológico de uma Nossa Senhora da Piedade’ [Poster I e II], XV Congresso Ibérico de Entomologia, Angra do Heroísmo (2012).

Poster I.pdf | Poster II.pdf

Ferreira, S.; Lorena, M., ‘Contributo dos métodos de exame e análise na compreensão de um conjunto de obras da autoria de Columbano Bordalo Pinheiro’, in 2nd International Workshop Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage, Centro de Física Atómica, Lisboa (2012).

Lory, V.; Figueira, F.; Cruz,  A. J., ‘Comparative study of washing treatments for pastel drawings’, Restaurator33 (2) (2012) pp. 199-219.

Resumo

Maduro, B.; Cardoso, M.; Candeias, A.; Oliveira, M. J.; Guimarães, F. M. G., ‘A Ourivesaria religiosa do Mosteiro de Alcobaça no Museu Nacional de Arte Antiga’, in Thesaurus: a Ourivesaria Sacra da Real Abadia de Alcobaça, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (2012), pp. 67-95.

Maduro, B., ‘O Metal na Ourivesaria Religiosa’, in Manual de Boas Práticas- Conservação de Peças de Ourivesaria em Instituições Religiosas, Universidade Católica Editora, Porto (2012), pp. 37- 57.

Magalhães, I. R.; Candeias, A.; Campelo, J.; Figueira, F., ‘O percurso do conservador-restaurador em Portugal’, in Actas do VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa, ICOM.pt (2012).

Monteiro, P.; Serro, M., ‘Lampasso Medieval: Estudo e Conservação de fragmentos têxteis pertencentes ao túmulo do Arcebispo Dom Gonçalo Pereira’, in Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, CITAR/UCP, Porto (2012), pp. 63-67.

Monteiro P.; Serro M.; Claro, A.; Dias, C.; Candeias, A., ‘Unraveling the richness of medieval textiles - a multidisciplinary approach’ [poster], 2nd International Workshop, Centro de Física Atómica, Universidade de Lisboa (2012).

Poster.pdf

Murta, E.; Pereira, H., ‘Restaurar a Identidade: Sistematização no estudo técnico-material de escultura em madeira policromada’ [Poster], 2º workshop Internacional de Técnicas Analíticas de Física e Química no Património Cultural, CFA – UNL (2012).

Murta, E.; Teixeira, S., ‘“Metodologia de Intervenção: três casos particulares de esculturas medievais no Museu Nacional de Arte Antiga’ [Poster], 2º workshop Internacional de Técnicas Analíticas de Física e Química no Património Cultural, CFA – UNL (2012).

Murta, E.; Pereira, H., ‘Our Lady of Rosary: One peculiar 18th century construction Technique of Polychrome sculpture’ [Poster], in Polychrome Sculpture: Artistic Tradition and Construction Techniques, ICOM-CC Working Group Interim Meeting, Glasgow (2012).

Poster.pdf

Murta, E.; Saraiva, C., ‘How was it made? Virgin and Child: a perfect example of the typologies that characterise Malines sculpture’ [Poster], in Polychrome Sculpture: Artistic Tradition and Construction Techniques, ICOM-CC Working Group Interim Meeting, Glasgow (2012).

Poster.pdf

Murta, E.; Ribeiro, C., ‘Technical examination of a baroque terracotta architecture from a large scale nativity scene’ [Poster], in Polychrome Sculpture: Artistic Tradition and Construction Techniques, ICOM-CC Working Group Interim Meeting, Glasgow (2012).

Poster.pdf

Murta, E., ‘Tratamento de Conservação e Restauro de três conjuntos alusivos ao nascimento de Jesus’, in Franco, Anísio (coord.), Do Mar e da Terra: Presépios Naturalistas – Estudo e Reabilitação, MNAA, Lisboa (2012), pp. 56-75.

Oliveira, M.; Gomes, I.; Murta, E., ‘Estudo de uma patologia de esculturas em alabastro do séc. XVIII’ [Poster], 2º workshop Internacional de Técnicas Analíticas de Física e Química no Património Cultural, CFA – UNL (2012).

Poster.pdf

Sandu, I.; Murta, E.; Veiga, R.; Muralha, V. S.; Pereira, M.; Kuckova S., Busani, T., ‘Past and present of a Portuguese early Baroque altarpiece from Miranda do Douro: documented transformation, study and conservation work’, Microscopy Research and Technique76 (7) (2013), pp. 733-743.

Resumo

 

2011

Candeias, A.; Maduro, B., ‘O Tesouro da Vidigueira. Estudo e Intervenção de Conservação’, in Viagens. O Tesouro da Vidigueira, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa (2011), pp. 67-88.

Cavaco, M., ‘Os estribos Namban do Museu Nacional de Arte Antiga’, in Viagens. O tesouro da Vidigueira. Lacas Namban e de outras paragens, MNAA, Lisboa (2011), pp. 19-23.

Claro, A.; Cardoso, A. M.; Maduro, B.; Ribeiro, C.; Figueira, F.; Esteves, L.; Cavaco, M.; Oliveira, M. J.; Cardoso, M.; Monteiro, P., ‘Descobrir a Cruz’, in VITA CHRISTI. Marfins Luso-Orientais, MNAA, Lisboa (2013), pp. 58-77.

Dias, C.; Ferreira, T; Monteiro, P.; et al., ‘The Évora Inquisition Banner – historic and scientific study behind its restoration’ [poster], in16th ICOM – CC Triennal Conference: actas, Lisboa (2011).

Poster.pdf

Esteves, L.; Murta, E.; Oliveira. J., ‘Biological study of a wooden sculpture with an uncommon baroque high relief brocade decoration’, in  The ICOM-CC 16th Triennial Conference - Lisbon, 2011,Preprints CD, ICOM Committee for Conservation, Critério-Produção Grafica, Lisboa (2011) [CD ROM].

Figueira, F ; Meredith, P ; Rocha, A.C., A Sino-Japanese-Portuguese Byôbu: its conservation and contextualization, in The ICOM-CC 16th Triennial Conference - Lisbon, 2011, Preprints CD, ICOM Committee for Conservation, Critério-Produção Grafica, Lisboa (2011) [CD ROM].

Resumo

Figueira, F., ‘O conservador-restaurador na partilha de responsabilidades pelo legado comum’, Invenire3 (2011) pp. 47.

Figueira, F., ‘Apoio para a elaboração de um plano de emergência em caso de acidentes com água’, in As Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais, Actas do I Encontro Nacional dos Bens Culturais da Igreja, Coimbra (2011), pp. 33-50.

Frade, C.; Cruz, P.; Lopes, E.; Sousa, M. M.; Hallett, J.; Santos, R.; Ricardo, A. A.; Casimiro, T., ‘Cleaning classical Persian carpets with silk and precious metal thread: conservation and ethical considerations’, in The ICOM-CC 16thTriennial Conference - Lisbon, 2011, Preprints CD, ICOM Committee for Conservation, Critério-Produção Grafica, Lisboa (2011) [CD ROM].

Artigo.pdf

Korber, U.; Frade, J.; Cavaco, M.; Ribeiro, I.; Graça, J.; Rodrigues, J. C., ‘A study on 16th century luso-oroental Lacquerware’, in Bridgland, J., ICOM-CC Triennial Conference Lisboa, 2011- Preprints, ICOM Committee for Conservation, Critério –Produção Gráfica, Lisboa (2011).

Artigo.pdf

Monteiro, P., ‘Cadeirinha do século XVIII. Viagem ao cerne de um objecto compósito’, in VI Jornadas de Arte e Ciência. Conservação & Restauro de Artes Decorativas: Actas, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011), pp.41-57.

Murta, E.; Ribeiro, C., ‘Tratamento de Conservação e Restauro do «Presépio de Carnide». Algumas Observações’, in Franco, Anísio (coord.), Revelações - O Presépio de Santa Teresa de Carnide, MNAA, Lisboa (2011), pp. 76-86.

Murta, E.; Portela, M.; Escobar, N., ‘Sagrada familia: um dilema estético e metodologico’ [Poster], III Jornadas da ARP, MNAA, Lisboa (2011).

Petisca, M. J.; Frade, J.; Cavaco, M.; Ribeiro, I.; Candeias, A.; Graça, J.; Rodrigues, J. C., ‘A Chinese Export Lacquerware: characterization of a group of Canton lacquer pieces from the 18th and 19th centuries’, in Bridgland, J., ICOM-CC Triennial Conference Lisboa, 2011- Preprints, ICOM Committee for Conservation, Critério –Produção Gráfica, Lisboa (2011).

 

2010

Ferreira, A.; Figueira, F.; Pessanha, S.; Frade, J.C.; Guilherme, A.; Nielsen, I. e Carvalho, M.L., «Study of air induced paper discolorations by FTIR, XRF and SEM», in Applied Spectroscopy, Vol. 64, issue 2, pp. 149-153.

Delgado, D.; Esteves, L.; Antunes, V., ‘Os suportes do Tríptico de Santa Clara / The support backings of the “Triptico de Santa Clara’, Cadernos de Conservação e Restauro8 (2010), pp. 19-30.

Dias, J. P., ‘Conservação de uma peça de Arte Popular Chinesa: implicações da sua adaptação ao meio museológico’, in A Arte efémera e a conservação: o paradigma da arte contemporânea e dos bens etnográficos, 2008, Instituto de História da Arte, Lisboa (2010), pp.127-144.

Esteves, L.; Leite, R., ‘Ressurreição de Cristo, a panel from the XVI century, Museu de Arte Sacra da Sé de Évora – a repainted painting: dating and treatement (1974-2008’, in international conference wood science for conservation of cultural heritage, braga, 2008, Firenze University Press (2010), pp.271-273.

Esteves, L., ‘A representação entomológica no património cultural’ [Poster I e II], in XIV Congresso Ibérico de Entomologia, Lugo (2010).

Poster I.pdf | Poster II.pdf

Esteves, L.; Leite, R., ‘Ressurreição de Cristo, a panel from the XVI century, Museu de Arte Sacra da Sé de Évora – a repainted painting: dating and treatement (1974-2008)’, in International Conference Wood science for conservation of cultural heritage, Braga, 2008, Firenze University Press (2010), pp.271-273.

Figueira, F.; Pessanha, S.; Frade, J. C.; Afonso, M.; Guilherme, A.; Rocha, A.C.; Manso, M.; Nunes, A.; Ferreira, A.; Carvalho, M. L., ‘Characterization of pressure-sensitive adhesives and their stains on 19th Century Drawings’ [Poster], ChemCH2010, Ravena (2010).

Poster.pdf

Gomes, V.; Lorena, M.; Candeias, A., ‘O Tríptico de Santa Clara – antigas e novas questões / The «Tríptico de Santa Clara» – old and new questions’, Cadernos de Conservação e Restauro8 (2010), pp. 82-91.

Lorena, M.; Antunes, V.; Oliveira, M. J., ‘O desenho dentro da pintura do tríptico de Coimbra / The drawing inside the paint layer of Coimbra’s triptych, Cadernos de Conservação e Restauro8 (2010), pp. 51-68.

Lorena, M., ‘Estudo laboratorial da pintura de Columbano’, in Columbano, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu do Chiado, Leya, Lisboa (2010) pp. 86-97.

Maduro, B., ‘A intervenção de conservação e restauro 2008-2009’, in MNAA, A Custódia de Belém 500 anos, Instituto dos Museus e da Conservação / EPAL, Lisboa (2010) pp. 185-195.

Maduro, B.; Tissot, I.; Borges, R., ‘O Túmulo do Infante D. Afonso: estudo e intervenção de conservação e restauro’, in O túmulo do Infante Dom Afonso de Portugal da Sé de Braga, FCT Fundação para a Ciência e Ciência e Tecnologia / Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa (2010), pp. 44-103.

Murta, E.; Esteves, L.; Neto, A.; Loureiro, R., ‘Conservation of a wooden sculpture with a rare baroque high relief brocade decoration’, ICOM SPAD Newsletter2 (2010), pp. 20-22.

Murta, E. (et al), ‘Emolduramentos do Triptico de Santa Clara’, Cadernos de Conservação e Restauro8 (2010), pp. 69-80.

Murta, E., A estética e a materialidade: A talha na Igreja de Santo Alberto, em Lisboa [Tese não publicada], Tese de Mestrado em Artes Decorativas apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Porto (2010).

Tese: Texto.pdf | Tese: Anexo fotográfico pdf

Murta, E., ‘Experiência de Egiptologia no Instituto de José de Figueiredo. Sarcófago, Múmias e Máscaras’, in IV Congresso Ibérico de Egiptologia, Lisboa (2010).

Murta, E., ‘3 Improváveis obras para conservar’, in A Arte efémera e a conservação: o paradigma da arte contemporânea e dos bens etnográficos, 2008, Instituto de História da Arte, Lisboa (2010) pp. 82-89.

Murta, E.; Sanches, D., ‘Nossa Senhora do Rosário and Anjo Ceroferário, two different cases in conservation of sculpture, in polychrome wooden support, at the IMC’s Department of Conservation [Poster], in International Conference Wood science for conservation of cultural heritage, Braga, 2008, Firenze University Press (2010), pp. 287-291.

Poster.pdf

Oliveira, M. J.; Delgado, D.; Antunes; V., ‘A camada cromática do Tríptico de Santa Clara / The chromatic painted layers of the «Tríptico de Santa Clara»’, Cadernos de Conservação e Restauro8 (2010), pp. 31-50.

Sandu, I. C. A. ; Afonso, L. U.; Murta E.; Sá, M. H., ‘Gilding Techniques in Religious Art Between East and West, 14th -18th Centuries’, International Journal of Conservation Science1 (1) (2010), pp. 47-62.

International Journal of Conservation Science

 

2009

Figueira, Francisca; Afonso, Marina; Rocha, Ana Clara; Carvalho, Maria Luísa; «Levantamento de manchas em desenhos dos séculos XVI-XIX no MNAA», in Museologia.pt, N.º 3, Lisboa (2009), pp. 18-29.

Barreiro, A.; Murta, Elsa, ‘Percursos na Escultura: uma experiência em conservação e restauro’, in Colóquio Internacional de História de Arte, Flor, P. (coord.), A escultura em Portugal, Fundação Fronteira e Alorna, Lisboa (2009), pp. 417-431.

Borges, R.; Cardoso, A. M.; Carmo, A. M.; Maduro, B.; Oliveira, M. J.; Ribeiro, I.; Seruya, A. I., Silva, R. J. C.; Tissot, I., ‘O Túmulo de D. Afonso de Portugal [séc. XV] - Proteger para Conservar’, Corrosão e Protecção de Materiais28 (4) (2009), pp. 120-125.

Maduro, B.; Neto, M. J., ‘«Alterar». «reintegrar» e conservar: atitudes de intervenção na Custódia de Belém’, Museologia. pt.3 (2009), pp. 31-47.

 

Murta, E., ‘O Uso da cera-resina em tratamentos de conservação de superfícies douradas’. In Actas da II Jornadas ARP, Lisboa (2009), pp. 43-54.

Jornadas

Murta, E., ‘The use of wax-resin in conservation treatments of gilded surfaces’, e-conservation online magazine11 (2009)

Artigo.pdf

Delgado, D.; Melo, T. H., ‘O Retábulo de Évora, a intervenção realizada na camada cromática / Évora’s altar piece, the conservation intervention of the painting layers’, Cadernos de Conservação e Restauro6/7 (2008-2009), pp. 115-140.

Delgado, D., ‘A dinâmica do projecto, algumas considerações / The project dynamics, some considerations’, Cadernos de Conservação e Restauro6/7 (2008-2009), pp. 141-142.

Delgado, D., ‘Análise comparativa entre as pinturas Virgem em Glória e as doze representando o Ciclo da Vida da Virgem do retábulo da Sé de Évora, com incidência nos principais aspectos materiais e técnicos’ [documento electrónico], IMC (2009).

Texto.pdf

Fernandes, A. M. M., ‘Leque do séc. XIX’, in Jornadas da ARP, Lisboa, 2009 – A prática da teoria: tratamentos de conservação e restauro. ARP, Lisboa (2009) p. 15.

Jornadas

Figueira, F.; Afonso, M.; Rocha , A. C.; Carvalho, M. L., ‘Levantamento de manchas em desenhos dos séculos XVI - XIX no MNAA’, Museologia.pt, 3 (2009) pp. 19-29.

Lorena, M., ‘O Retábulo de Évora, a intervenção nos suportes / Évora’s altar piece, the conservation intervention of the wooden supports’, Cadernos de Conservação e Restauro6/7 (2008-2009), pp. 99-114.

Lorena, M.; Mendes, J.; Pires, S., ‘Caracterização material do Retábulo de Évora – suporte e técnica / Material characterization of the Evora’s altar piece – wooden supports and painting technique’, Cadernos de Conservação e Restauro6/7 (2008-2009), pp. 35-84.

Magalhães, I. R.; Figueira, F., ‘Conservation Education in Portugal: taking conservation to a higher level’, On Board2 (2009) pp. 7-8.

On Board 2

Manso, M.; Pessanha, S.; Figueira F.; Valadas, S.; Guilherme, A.; Afonso, M.; Rocha, A. C.; Oliveira, M. J.; Ribeiro, I.;  Carvalho, M. L., ‘Characterization of foxing stains in 18th to 19th century drawings using non-destructive techniques’, Journal of Analytical and Bioanalytical Chemistry395 (2009) pp. 2029-2036.

Resumo 

Valadas, S.; Cardoso A.; Falcão, L.; Pestana, J.; Candeias, A.; Mirão, J.; Carmo, A. M.; Esteves, L.; Ribeiro, I., ‘Studying an uncommon Gilt leather: The case of the Convent of the Order of Christ in Tomar (Portugal)’ [Poster], in Technart 2009, Atenas (2009)

Technart 2009 

 

2008

Borges, R.; Tissot, I.; Seruya, A. I.; Silva, R. J. C.; Fragoso, S.; Maduro, B.; Pais, A. N., ‘Gilding and silvering surface decoration techniques, and copper provenance studies of the tomb of D. Afonso of Portugal (15th century)’, X-Ray Spectrometry 37 (2008), pp. 338-345.

Esteves, L., ‘A anóxia no controlo dos insectos que deterioram as obras de arte’ [Poster], XIII Congresso Ibérico de Entomologia, Seia (2008).

Poster.pdf

Esteves, L., ‘O património entomológico na deterioração do património cultural’ [Poster], XIII Congresso Ibérico de Entomologia, Seia (2008).

Poster.pdf

Esteves, L.; Leite, R., ‘Ressurreição de Cristo, a panel from the XVI century, Museu de Arte Sacra da Sé de Évora – a repainted painting: dating and treatement (1974-2008)” [Poster], in International Conference Wood Science for Conservation of Cultural Heritage, Braga (2008).

Poster.pdf

Ferreira, M.; Monteiro, P., ‘Têxteis Coptas’, in Arte do Restauro na Valorização do Património Cultural Português, Medialivros S.A., Lisboa (2007), pp. 137-140.

Figueira, F.; Pessanha, S.; Rocha, A. C.; Guilherme, A.; Manso, M.; Carvalho, M. L., ‘Morphological characterization of paper stains and treatment methodologies’, Colours 2008 - Bridging Science with Art, 10 a 12 Julho, Évora, Portugal (2008).

Poster.pdf

Lorena, M., ‘Pinturas flamengas do retábulo da Sé de Évora: análise material da série da Vida da Virgem – proposta conjuntural’, Museologia.pt 2 (2008), pp. 37-51.

Revista Museologia.PT nº 2/2008

Matos, E.; Monteiro, P., ‘Tecidos Medievais’,in Arte do Restauro na Valorização do Patrimonio Cultural Português, Medialivros S.A., Lisboa (2007), pp. 149-152.

Pedro, L.; Pires, S., ‘ Tapeçaria Cenas à Beira de um Rio’, in Arte do Restauro na Valorização do Patrimonio Cultural Português, Medialivros S.A., Lisboa (2007), pp. 149-152.


2007

Carvalho, G; Almeida, A., Vade mecum : preservação do património histórico e artístico das Igrejas, Conferência Episcopal Portuguesa / Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2007).

Carvalho G; Borges, C; Amaral, J; Tissot, M., Plano de Conservação Preventiva — bases orientadoras, normas e procedimentos, temas de Museologia, Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa (2007).

Capa

Carvalho G.; Amaral J. ; Tissot, M., ‘A conservação preventiva após a Lei -Quadro dos Museus Portugueses Previsões e expectativas’, Museal2 (Junho 2007), pp. 34-42.

Curvelo, A.; Esteves, L.; Figueira, F.; Meredith, P.; Rocha, A.C., A Sino-Japanese-Portuguese Byôbu. A multilayered approach’ [Poster], Scienza e Patrimonio Culturale Nel Mediterraneo. Diagnostica e conservazione: esperienze e proposte per una Carta del Rischio, Palermo 17-21 Outubro, 2007.

Poster.pdf

Curvelo, A.; Delgado, D.e, ‘Gaspar Simões de Mário Eloy’, in A Arte do Restauro na valorização do património cultural português, Medialivros / Instituto dos Museus e da Conservação, Lisboa (2007), pp. 111-113.

Delgado, D., ‘Conservar com sensibilidade / To conserve sensitively’, Museal 2 (2007) pp.98-107.

Korber, U., ‘Quase uma volta ao mundo’, Cadernos de Conservação e Restauro5 (2007), pp. 66-70.

Murta, E.; Escobar, N., ‘Baixos relevos’, in A Arte do Restauro, Medialivros S.A., Lisboa (2007), pp. 48-51.

Santos, P. M., ‘A consolidação da madeira’, Cadernos Conservação e Restauro 5 (2007), pp.41-47.

Ricardo, A. A.; Casimiro, T.; Sousa, M.; Melo, M. J.; Tomás, P., ‘Dióxido de carbono supercrítico: a arte da tecnologia na conservação da arte’,Conservar Património6 (2007), pp. 3-9.

Resumo 

Soalheiro, J.; Ribeiro, I.; Monteiro, P.; Serrano, C., ‘Medieval Textiles – The Weaving of a Heritage’ [poster], in Science and Cultural Heritage in the Mediterranean Área. Diagnostics and Conservation: Experiences and proposals for a Risk Map, Palermo (2007).

Poster.pdf

 

2006

Carvalho, G.; Almeida, A, Vade mecum: preservação do património histórico e artístico das Igrejas, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2006).

Figueira, F.; Campelo, J.; Costa, R. H., ‘O sistema de acondicionamento e os materiais de um conjunto de pastéis de José Malhoa e as suas consequências no estado de conservação’, Conservar Património3-4 (2006) pp. 3-16.

Resumo 

Oliveira, A., ‘Amparar o Tombo’, CadernosConservação e Restauro4 (2006) pp. 64-69.

Pedro, L.; Pires, S., ‘Sons da Bíblia’, Cadernos Conservação e Restauro4 (2006) pp. 38-53.

Vaz, F., ‘Na pele do pergaminho’, Cadernos Conservação e Restauro 4 (2006) pp. 54-63.

 

2005

Fernandes, A. M. M.; Vaz, F.; Figueira, F.; Campelo, J., ‘A tridimensionalidade em obras de arte sobre papel’, in 4º ENCONTRO DO IPCR, A história, a formação e as boas práticas na conservação e restauro: nos 40 anos da criação do Instituto de José de Figueiredo, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2005) [CD-ROM].

Figueira, F.; Campelo, J.; Costa, R. H., ‘O método de intervenção em pastéis do Instituto Português de Conservação e Restauro’, Conservar Património2 (2005) pp. 21-27.

Resumo 

Maduro, B.; Tissot, I., ‘Retábulo da Natividade - um projecto interdisciplinar’, in 4º Encontro do IPCR, 2005, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2005) [CD-ROM].

Murta, E.; Barreiro, A.; Pais, A. N., ‘A escultura Flamenga em Portugal – Alguns casos de conservação e Restauro’, in Congresso InternacionalAo Modo Da Flandres... - Disponibilidade, inovação e mercado de arte na época dos descobrimentos (1415-1450), Reitoria da Universidade de Lisboa, Lisboa (2005), pp. 247-255.

Murta, E.; Storti, T., ‘Um Olhar para S. Jorge’, in 4º Encontro do IPCR - A Historia, a Formação e as Boas Prácticas em Conservação e Restauro [CD-ROM], IPCR, Lisboa (2005).

Artigo.pdf

Sousa, M.; Melo, M. J.; Cruz, P., ‘Uma abordagem verde em conservação e restauro. Aplicações de fluidos supercríticos em conservação e restauro’, in 4º ENCONTRO DO IPCR, A história, a formação e as boas práticas na conservação e restauro: nos 40 anos da criação do Instituto de José de Figueiredo, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2005) [CD-ROM].

Tomaz, P., ‘Estudo e tratamento de uma casula do Museu Nacional de Arte Antiga’,Conservar Património1 (2005), pp. 55-62.

Resumo 

 

2004

Abreu, P.; Ribeiro, I.; Bastos, C., ‘Estudo de duas cadeiras góticas’, Cadernos de Conservação e Restauro4 (2004), pp. 27-49.

Barreiro, A.; Fontes, A.; Maduro, B.; Ribeiro, C.; Murta, E.; Rodrigues, F., ‘A especificidade de cada intervenção’, in 3º Encontro do IPCR, Lisboa, 2004, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa(2004), pp. 14-21.

Barreiro, A.; Maduro, B.; Ribeiro, C., ‘A Virgem do Paraíso da Sé de Évora. Estudo e tratamento de conservação e restauro de uma imagem medieval em marfim’, Cadernos Conservação e Restauro4 (2004), pp. 57-64.

Curvelo, A.; Figueira, F.; Rocha, A. C.; et al., Biombo de papel, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2004).

Curvelo, A.; Cavaco, M.; Monteiro, P.; e tal., Armadura Japonesa. Museu Municipal Dr. Santos Rocha,Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2004).

Franco, A.; Soalheiro, J.; Fontes, A.; Maduro, B.; Tissot, I., ‘Retábulo da Natividade. Intervenção de conservação e restauro’, in Retábulo da Natividade,Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2004), pp. 14-61.

Leiria, L.; Pinto, M. H., ‘ Contribuição para o estudo de um polvorinho Namban do Museu Nacional de Arte Antiga’, Cadernos de Conservação e Restauro 4 (2004), pp. 310-313.

Almeida, A.; Garcia, M.; Esteves, L.; Leite, R.; Mendes, J.; Oliveira, M. J.; Silveira, C.; Sousa, P., Retábulo de Ferreira do Alentejo, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2004).

Pais, A.; Reis, A.; Campelo, J.; Roger, A.; Fernandes, A.; Almeida, A.; Esteves, L., Globos Coronelli, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2004) pp. 16-76.

[http://www.imc-ip.pt/pt-PT/recursos/publicacoes/edicoes_online/pub_online_conservacao/ContentDetail.aspx?id=2853]

Pinto, C. V.; Tomaz, P.; Oliveira, C.; Almeida, A.,Manto de Nossa Senhora da Oliveira, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa, (2004), pp.14-47.

[http://www.imc-ip.pt/pt-PT/recursos/publicacoes/edicoes_online/pub_online_conservacao/ContentDetail.aspx?id=2853]

Soalheiro, J.; Monteiro, P.; Serrano, C., Tecidos Medievais, Instituto Português de Conservação e Restauro,Lisboa (2004).

 

2003

Abreu, P., ‘Importância dos exames laboratoriais nas opções de tratamento em peças de mobiliário e/ou no estudo das técnicas de execução, in Encontros Científicos do IPCR, 3, 2003 - Metodologias de diagnóstico e de intervenção no património, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2003), pp.6-13.

Barreiro, A.; Fontes, A.; Maduro, B.; Ribeiro, C.; Murta, E.; Rodrigues, F., ‘A especificidade de cada intervenção’, in 3º Encontro Científico do IPCR, Instituto Português de Conservação e Restauro, Lisboa (2003), pp.14-21.

Maduro, B., ‘O Busto-relicário: intervenção de conservação’, in Esta é a cabeça de São Pantaleão, Museu Nacional de Soares dos Reis, [Porto] (2003), pp. 310-313.

Tomaz, P.; Monteiro, P., ‘Têxteis: a importância dos sete fragmentos em estudo’, in Esta é a cabeça de São Pantaleão, Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto, (2003), pp. 456-463.

 

2002

Delgado, D.; Leite, R., ‘A intervenção. Pintura’, in Igreja da Madre de Deus: história, conservação, restauro. Instituto Português de Conservação e Restauro / Museu Nacional do Azulejo, Lisboa (2002), pp. 139-181.

Figueira, F.; Fernandes, A. M. M.; Ferreira, A., Discoloration and opaqueness in the paper from contact with air and pollution – characterisation and proposal of reversing treatment, in Works of art on paper: books, documents and photographs: techniques and conservation: contributions to the Baltimore Congress, International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, IIC, London (2002) pp. 65-68.

Resumo

Loureiro, L.; Campelo, J.; Figueira, F., ‘A method of invisible consolidation ot tears, toning and infilling transparent papers’, Works of art on paper: books, documents and photographs: techniques and conservation: IIC Congress, Baltimore, 1-6 de Setembro 2002.

Poster.pdf

Murta, E., ‘Escultura’, in Campos, T., (et.al.), Igreja da Madre de Deus: história, conservação e restauro, Ministério da Cultura, Lisboa (2002), pp. 164-200.

 

2001

Figueira, F., ‘The importance of the paper support in the longevity of works of art’, in IPH CONGRESS, Porto, 1998, International Association of Paper Historians [2001] Book 12.

 

2000

Delgado, D.; Esteves, L.; Serrano, C., ‘Estudo e tratamento de dois painéis pictóricos atribuídos a José de Escobar do Museu de Arte Sacra de Santiago de Cacém’, in Entre o céu e a terra – Arte Sacra da Diocese de Beja, vol I, Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, Beja (2000), pp. 155-162.