Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Intervenções 2023

Esfera Armilar Ptolomaica


Uma das responsabilidades do Laboratório José de Figueiredo é a realização de intervenções de conservação e restauro de bens de reconhecido valor histórico, artístico, técnico ou científico, que possam constituir-se como referência da atividade de salvaguarda e conservação do património cultural móvel, como é o caso do legado testamentário de um conjunto de obras do Pintor Veloso Salgado ao Museu Nacional de Arte Contemporânea, Chiado.

A pedido do MNAC, as equipas das áreas do Papel e Pintura deslocaram-se à casa do pintor, já em avançado estado degradação, em Colares para proceder ao levantamento fotográfico e  avaliar o estado de conservação das pinturas, desenhos e outras obras com suporte de papel, distribuidas pelas várias divisões, sendo este conjunto de obras recebido no L.J.F, em 2019.

Consta desse espólio, uma Esfera Armilar, que no relatório redigido pela Conservadora-restauradora Ana Maria Fernandes se encontrava em mau estado de conservação, com disfuncionalidade mecânica, alguns meridianos partidos, falta de suporte de papel e sujidade superficial e pequeno globo terrestre no interior, igualmente danificado.

Já restaurada e não sendo um bem classificado, fez parte do universo quotidiano e intímo do artista, o que por si, justifica a sua preservação.

A peça denominada Esfera Armilar é compósita, sendo constituída por uma estrutura de madeira e aros metálicos.

A base, em madeira tem embutida uma pequena bússola. Esta base, fixa um suporte em ferro pintado onde por sua vez encaixam os aros metálicos graduados e o conjunto de trópicos e equador. Este conjunto é em madeira.  A informação é reproduzida em papel que recobre e decora estes círculos. As calotes são em cartão.

A banda do zodíaco, em cartão fino representa a elítica, linha que traça o movimento aparente de Sol através do céu e que passa pelos chamados signos do zodíaco.

No interior deste complexo de meridianos temos um pequeno Globo suportado por um eixo metálico com a cartela identificativa do seu autor - J.L. & Cie e dois satélites da terra suspensos por duas “palhetas metálicas”.

 

… “Podemos dizer que uma esfera armilar é uma imagem que representa tridimensionalmente o cosmos. Mas também um modelo físico de uma conceção do universo. Um objeto que circunscreve em si a representação da totalidade do que existe. A sua estrutura é composta por aros ou anéis (armilas em latim), frequentemente metálicos, que representam os círculos conceptuais correspondentes ao movimento do cosmos”.

In: Godinho, Carlos Eduardo Ferreira; “A Esfera Armilar de D. Manuel I. Visão Celestial e Providencial Astral”; Dissertação de Mestrado em História e Filosofia das Ciências; Lx 2016; UL Faculdade de Ciências

Nº Rest. DG- 016/19

Conservadora-restauradora Ana Maria  Fernandes