Exposições Até 26 de setembro
"Vi o Reino Renovar. Arte no Tempo de D. Manuel I"
No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de D. Manuel I, o Museu Nacional de Arte Antiga apresenta até 26 de setembro, a exposição temporária «Vi o Reino Renovar. Arte no Tempo de D. Manuel I», resultante da colaboração que estabeleceu com a Biblioteca Nacional de Portugal e os Arquivos Nacionais/Torre do Tombo.
Para adquirir o Catálogo da exposição aceda AQUI
Não ambicionando ser um balanço das práticas artísticas no tempo de D. Manuel e, muito menos, uma abordagem biográfica ou política sobre o rei, esta exposição pretende analisar a relação do monarca com a prática artística, uma das mais importantes de toda a história portuguesa, não apenas na intensidade com que promoveu, patrocinou e encomendou obras de arquitetura, iluminura, pintura, escultura ou artes decorativas, mas também pela forma como utilizou a produção artística na sua estratégia de representação e afirmação real. Ao rei se ficou a dever a introdução, na administração régia, de estruturas vocacionadas para a gestão dos seus projetos artísticos e arquitetónicos, criando vedorias e incorporando artistas nesse sistema, com cargos próprios que incluíam funções de administração, gestão e de diplomacia.
Quer as medidas de reorganização administrativa que o rei empreendeu, quer a crescente importância do Império e do peso político nacional decorrente da Expansão, que por sua vez motivaram a necessidade de práticas simbólicas e imagéticas que consolidassem a imagem régia, tanto internamente como num espaço cada vez mais amplo de domínio, estiveram na base desta exposição que se desenvolve ao longo de três núcleos temáticos relativamente autónomos comissariados respetivamente por Joaquim Oliveira Caetano, Rosa Bela Azevedo e Rui Loureiro.
O BPI e a Fundação "la Caixa" são Mecenas da Exposição.
#FundlaCaixaBPI #BancoBPI
- Organização:
- MNAA/DGPC
- Local:
- Piso 0/Galeria de Exposições Temporárias do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
Próximos Eventos
-
Exposições Exposição permanente
O MUSEU, MUITAS COISAS