Exposições Patente até 4 de maio.
“Património vivo da UNESCO. Blusas tradicionais bordadas à mão pela comunidade MaiestrIA da República Moldova”
Está patente até 4 de maio, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa da exposição temporária “Património vivo da UNESCO. Blusas tradicionais bordadas à mão pela comunidade MaiestrIA da República Moldova”.
Esta exposição reúne 30 blusas tradicionais bordadas à mão nos últimos anos por mulheres apaixonadas pelos bordados autênticos da República da Moldova, Roménia e Diáspora.
Acompanhadas por fotografias com ornamentos populares, serão maioritariamente apresentadas blusas com “altiță”, peça bordada recentemente incluída na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade UNESCO.
Estas blusas foram criadas num curso iniciado pela fundadora da comunidade “MaiestrIA em ação”, Stela Moldovanu, um grupo on-line que envolve milhares de membros dispersos por todo o mundo, que partilham, inspiram e criam blusas tradicionais desta região. Todos os trabalhos foram realizados à mão, num processo de slow-fashion, respeitando o corte tradicional e as técnicas de costura utilizadas há seculos.
- Organização:
- Comunidade “Maiestria” de Chisinau, Embaixada da República da Moldova em Portugal, Ministério da Cultura da República da Moldova, MNT/DGPC, Município de Porto de Mós
- Local:
- Museu Nacional do Traje, Lisboa
Próximos Eventos
-
Exposições Exposição permanente
O MUSEU, MUITAS COISAS