Exposições Até 3 de setembro
OBRA CONVIDADA LA LECHUGA Custódia da Igreja de Santo Inácio de Bogotá
Entre os dias 21 junho e 3 setembro, o MNAA, recebe, na (Sala do Tecto Pintado) mais uma OBRA CONVIDADA - LA LECHUGA Custódia da Igreja de Santo Inácio de Bogotá
A Custódia da Igreja de Santo Inácio de Bogotá (Colômbia) é um tesouro da arte barroca mundial. Encomendada em 1700, pelos jesuítas do então Novo Reino de Granada, a um ourives local de origem espanhola, José de Galaz, demorou sete anos a ser concluída.
Conhecida como «La Lechuga» (a alface) devido ao verde intenso gerado pelas suas quase 1500 esmeraldas, inclui ainda um topázio brasileiro, pérolas de Curaçau, ametistas da Índia, diamantes africanos, rubis de Ceilão (Sri Lanka) e uma safira do Reino de Sião (hoje, Tailândia).
Em 1985, o Banco de La República de Colombia comprou a custódia à Companhia de Jesus. Encontra-se, desde então, exposta no museu desta instituição bancária, em Bogotá. Saiu do país pela primeira e única vez para ser exposta no Museo del Prado, em 2015, coincidindo com a visita a Espanha do Chefe de Estado colombiano .
É também a propósito da visita a Portugal do Presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, que o MNAA expõe esta peça única.
Visita orientada 3 setembro, às 11h00
Destinada a público em geral.
Sem inscrição prévia.
Gratuito.
- Organização:
- MNAA/DGPC
- Local:
- Museu Nacional de Arte Antiga (Sala do Tecto Pintado)
Próximos Eventos
-
Exposições Exposição permanente
O MUSEU, MUITAS COISAS