Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Até 17 de junho

A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de São Vicente Doação de George E. Glass, Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal

Está patente até 17 de junho, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa uma nova pintura na coleção do MNAA: A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de São Vicente, doação de George E. Glass, Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal.

No ano em que se comemora o V centenário do nascimento da Infanta Dona Maria (1521-1577), figura grada da cultura portuguesa quinhentista, o Museu Nacional de Arte Antiga recebeu do Embaixador cessante dos Estados Unidos da América em Portugal, Sua Excelência George E. Glass, a doação de uma pintura representando A Infanta D. Maria em Oração à Imagem e às Relíquias de S. Vicente.

Trata-se de uma pintura portuguesa do ciclo maneirista, executada provavelmente cerca de 1613, quando terminou a execução testamentária da Infanta, cujos bens, repartidos entre Portugal e França, constituíam uma enorme fortuna. A pintura tem vindo a ser atribuída aos pintores Simão Rodrigues (1583-1629) e Domingos Vieira Serrão (1570-1632), mas pode talvez relacionar-se, mais diretamente, com o autor dos grandes painéis com milagres de S. Vicente pintados para o cadeiral da Sé de Lisboa, obras possivelmente do pintor régio Amaro do Vale (f. 1619). É, de qualquer forma, uma pintura de grande interesse iconográfico sobre a Infanta e o culto do padroeiro da cidade de Lisboa.

Organização:
MNAA/DGPC
Local:
Piso 1/Átrio 9 de Abril, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Próximos Eventos