Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Exposições Até 20 de maio

Anatomia de Uma Pintura. O Terramoto de de 1755 - João Glama Stroberle Exposição e Visita orientada

Está patente até 20 de maio, na Sala do Tecto Pintado, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, a Exposição Anatomia de Uma Pintura. O Terramoto de João Glama Stroberle.

Os dramáticos acontecimentos a que o pintor João Glama (c.1708-1792) assistiu levaram-no a pintar a tela conhecida como O Terramoto de 1755. Encenada como uma grande panorâmica das várias catástrofes que destruíram Lisboa nesse dia de Todos os Santos - tremor de terra, incêndio e maremoto -, a pintura realça algumas das trágicas consequências vividas pela população. A recente intervenção de restauro a que foi submetida conduziu a um renovado olhar sobre esta pintura, na qual Glama trabalhou durante mais de 35 anos e que deixou inacabada. Os documentos entretanto reunidos permitem compreender melhor o artista e a sua vasta obra.


Comissárias
Alexandra Markl
Celina Bastos

Visita orientada

Visita orientada

Visita orientada

Domingo, 6 maio, 11h30

Orientação das comissárias da exposição: Alexandra Markl e Celina Bastos.

Destinada a público em geral.

Sem inscrição prévia.

Gratuito.

A recente intervenção de restauro a que foi submetida a pintura O Terramoto de 1755, de João Glama Stroberle (Lisboa, c.1708 – Porto, 1792) veio permitir um renovado olhar para este raro testemunho da grande catástrofe que assolou Lisboa, na qual o pintor trabalhou longamente durante mais de 35 anos e que acabou por deixar inacabada. Reunindo nova documentação material sobre a sua execução, esta exposição procura documentar as fases da sua preparação desde a conceção gráfica às alterações registadas na composição e no processo de elaboração, permitindo uma nova avaliação deste artista no interior da produção artística portuguesa de setecentos.

Organização:
MNAA/DGPC
Local:
Sala do Tecto Pintado, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Próximos Eventos