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Património Cultural

Research Projects

Projeto EU-LAC Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas

O projeto EU-LAC Museus e Comunidade: Conceitos, Experiências e Sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas (http://www.eulacmuseums.net), financiado pelo programa horizonte 2020, terminou em Janeiro de 2021.
Durante 4 anos, a equipa multidisciplinar do consórcio que foi constituída  por  investigadores e profissionais de museus da  Universidade de St. Andrews na Escócia (Coordenador), o ICOM, a Pontifícia Universidade Católica do Peru, o Museu Nacional da Costa Rica, a Universidade Austral no Chile, a Universidade das Índias Ocidentais (UWI), a Universidade de Valência (Espanha) e  da Direção Geral do Património Cultural/Museu Nacional de Arqueologia em Portugal, procurou aproximar a investigação científica das comunidades, desenvolvendo atividades em museus isolados e comunidades remotas da América do Sul, Caraíbas e Europa.
Os museus EU-LAC enfrentaram uma série de circunstâncias difíceis, incluindo o El Niño no Peru, em 2017, os furacões na Costa Rica e nas Caraíbas em 2017, a agitação civil no Chile em 2019 e a crise da pandemia do Covid 19. Contudo a resiliência e a capacidade de superar as dificuldades ficaram bem demonstradas nas atividades desenvolvidas ao longo destes 4 anos.

O EU-LAC conseguiu alcançar, quer por meio presencial, ou por meio digital, 167 países, interagindo com mais de 180.364 pessoas, nas atividades do projeto e no Portal da Web. Para além disso, foram  alcançadas cerca de 1.483.152 pessoas através de plataformas  de  redes sociais e meios de comunicação tradicionais, como a televisão. O projeto desenvolveu 125 workshops, em todos os países parceiros, e oficinas pedagógicas em 31 lugares diferentes que envolveu aproximadamente 27.897 participantes em:  Barbados, Chile, Costa Rica, Jamaica, Peru, Portugal, Escócia, Espanha e Trinidad e Tobago.
 
Entre as principais realizações do projeto destacam-se:

1. Através de  um Programa de Intercâmbio Juvenil  (setembro de 2016 - agosto de 2018), envolvendo 7 museus comunitários e 72 jovens da Costa Rica, Portugal e Escócia, promoveu a educação em museus comunitários
2. O desenvolvimento de tecnologias 3D  através da cocriação de objetos 3D, com base na comunidade e workshops de digitalização em 360 graus realizados em 9 países (Barbados, Chile, Costa Rica, Jamaica, Peru, Portugal, Escócia, Espanha e Trinidad & Tobago).
3. O diálogo intercultural através da criação de um museu virtual participativo EU-LAC de Migração e Memória das Caraíbas.
4. A integração regional e bi-regional no Chile e no Perú, que após inundações devastadoras desenvolveu uma colaboração com  Espanha sobre a importância da água. O “Tribunal de las Aguas de Valência” e os “Jueces de Corongo”, Património Cultural Imaterial da Humanidade colaboraram neste importante intercâmbio.
 
De todos os objetivos que este projeto alcançou, destaca-se o principal: o projeto aproximou as comunidades do património e contribuiu para uma melhor compreensão do passado e, acima de tudo, deu ferramentas para que as comunidades desenvolvessem o seu potencial de preservação do património cultural e ambiental de forma sustentável.

O site oficial: https://eulacmuseums.net/index.php

Bases de dados: https://eulacmuseums.net/index.php/resources/database


Tracing the origins and evolutionary paths of the Iberian and the Maghreb Dog (WOOF)

A origem e impacto da domesticação do cão é uma questão que tem gerado amplo debate no seio da arqueologia. Saber se o cão Ibérico deriva dos seus ancestrais do Médio Oriente, ou da Ásia. Descobrir se há domesticação local de lobo na Península Ibérica, ou se as populações selvagens se misturaram com animais domesticados importados de outros locais, são algumas das questões que o projecto WOOF procura responder.

Através da Arqueogenética, que realiza análises genómicas em amostras de ossos recuperados em sítios arqueológicos, os investigadores poderão distinguir e caracterizar a evolução e estrutura das primeiras populações de cães, e dos seus ancestrais lobos, desde o Paleolítico Superior até épocas mais recente.

Compreender as trajetórias evolutivas de populações de cães e lobos, é fundamental para conhecer os movimentos migratórios dos nossos antepassados, e o modo como interagiram com o meio ambiente.

Título do Projecto:Tracing the origins and evolutionary paths of the Iberian and the Maghreb Dog (WOOF)

Investigador responsável : Elizabete Pires

https://cibio.up.pt/projects-1/page/579

Instituições Participantes: CIBIO-InBIO; Laboratório de Arqueociências -Direcção Geral do Património Cultural; Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa-Grupo Lobo; Faculdade de Letras Universidade de Lisboa-UNIARQ;

Equipa: Catarina Jorge Ginja (CoPI); Simon Jonathan Morton Davis; João Requicha; Cleia Detry; Silvia Valenzuela Lamas; Isabel Maria Amorim do Rosário; Fernanda Paula da Silva Simões de Matos; José António dos Santos Pereira de Matos; Francisco José Petrucci Guterres da Fonseca.

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Duração:2018 - 2020

Mais sobre o projecto: Este projecto foca-se no estudo zooarqueogenético de populações passadas de lobos e cães da Ibéria e Norte de África. Pretende-se testar as seguintes hipóteses:

1-      A domesticação e a introgressão com lobos selvagens locais foram importantes na formação das raças Ibéricas de cães. Propomos a hipótese de que ocorreram eventos de domesticação e de introgressão secundários entre as duas espécies na Ibéria.

2-      Dada a presença muito antiga de cães na Ibéria e evidências de navegação no Mediterrâneo no período Mesolítico é possível a ocorrência fluxo de cães associados às migrações humanos em direcção ao Norte de África (Magrebe). Uma influência Norte-Sul.

3-      No cão, algumas características hereditárias foram modificadas em diferentes períodos e por culturas distintas – a análise genética de dados heterocronológicos irá revelar variantes nos cães Ibéricos que poderão estar relacionadas com a dispersão de cães durante o Neolítico, com a criação de raças no período Romano e/ou com o cruzamento com cães africanos durante a época Medieval-Islâmica.

4-      Os ancestrais selvagens dos cães actuais que sobreviveram a última glaciação em regiões mais quentes (refúgios), tais como a Ibéria, deixaram uma assinatura na composição genética das populações do Norte e Centro da Europa, i.e., a diversidade retida na Ibéria influenciou as populações selvagens e domésticas deCanis lupus noutras regiões via eventos de re-colonização pós-glaciais. Propomos uma investigação multidisciplinar, utilizando métodos zoo-arqueológicos e moleculares para o estudo de populações deCanis lupus (lobo e cão) do Paleolítico Superior até ao período Medieval-Islâmico (30.000-800 anos). Esta abordagem permitirá capturar as dimensões temporal e geográfica da evolução e estrutura populacional de cães, no presente, no passado, e ao nível do seu ancestral selvagem - o lobo. Pretende-se aumentar o número de amostras em mais 114 de vários locais da Ibéria e de África do Norte cobrindo os últimos 30.000 anos. Os métodos zooarqueológicos incluirão: osteometria, análise de patologias, estratigrafia, contextualização arqueológica, datação por radiocarbono e análise de isótopos. A investigação molecular compreenderá análise de diversidade de sequências mitocondriais e de marcadores autossómicos. Este projecto garantirá a continuação de uma linha de investigação inovadora iniciada em Portugal. As metas a alcançar incluem: Estabelecer um banco de DNA antigo para espécimes deCanis Ibéricos e do Norte de África; Desenvolver novos marcadores mitocondriais para a análise específica de populações periféricas de cão e lobo; Gerar informação relevante sobre a origem, evolução e estrutura populacional de cães do passado e do seu ancestral - o lobo; Revelar evidências da introdução de linhagens de cães no Norte de África a partir da Ibéria e vice versa; Reconstrução de características fenotípicas de lobos e cães antigos; Expandir a base de dados genéticos e zoo-arqueológicos paraCanis Ibérico.


STORM

STORM Project has the aim to develop an integrated approach for a better management of the risks that endanger cultural heritage, through the creation of tools and instruments designed to assist in decision making during crisis or natural catastrophes, most of them  caused by climate changes, along the distinct phases of prevention/mitigation, preparedness, response and recovery.

STORM integrates 20 partners from seven different countries (Germany, Austria, Italy, Greece, Portugal, United Kingdom and Turkey) and an international organization (ICCROM). It is composed by a multidisciplinary team, with specialists in the fields of archaeology, conservation-restoration, civil protection, meteorology, cultural management, electronic engineering.

In order to achieve the proposed goals, five sites covering a varied range of building materials, chronologies, artefacts and risk scenarios have been selected for pilot testing, Tróia (PT); Manchester (UK); Center of Rethymno (GR); Ephesus Theater (TR); Diocleciano bath’s (IT).

 

DGPC is leader of a work package focused on the assessment and proposals of governmental policies and procedures. For such it has already deliver a report where presented a preliminary survey of the legal frameworks for cultural heritage management, civil protection and risk assessment services, in the five countries with pilot sites, trying to identify and understand their respective organizational and functional structures, distinct administrative levels, and cooperation schemes, when dealing with a major hazard or a calamity. All the information compiled has been taken from questionnaires specifically produced for the collection of data among national administrations and other governmental entities, STORM partners, bibliographical research, and, when required, in institutional websites.

 

STORM is financed by the European Commission, through Program Horizon2020, “Topic 3: Mitigating the impacts of climate change and natural hazards on cultural heritage, sites, structures and artefacts” da convocatória “DRS-11-2015: Disaster Resilience & Climate Change”. 

Grant Agreement n°: 700191

http://www.storm-project.eu/pt/


Construtores de Cavaquinho – Registo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

O projeto de investigação antropológica “Construtores de Cavaquinho” tem como objetivo final o registo dos saberes e técnicas relativos à construção do cavaquinho no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como medida fundamental para a sua salvaguarda e valorização à escala nacional.
Este processo de inventariação sistemática do património imaterial relativo à construção do cavaquinho, com recurso a métodos e técnicas de pesquisa etnográfica, constitui uma componente prévia e indispensável de suporte à eventual organização futura, a promover pela Associação Cultural e Museu do Cavaquinho.PT, da candidatura da prática do cavaquinho à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO), que deverá envolver os restantes territórios da diáspora do cavaquinho: Brasil, Cabo-Verde, Indonésia e as ilhas do Hawai.

Datas: Julho de 2014/Dezembro de 2015

Parceiros: Associação Cultural – Museu Cavaquinho.PT

Responsabilidade da DGPC: Paulo Costa e Teresa Pacheco Albino


Norte Júnior ou o Triunfo do Eclectismo

A abundante obra do arquiteto Norte Júnior (1878-1962) construída em Lisboa, arredores e em outros locais do país, como Estarreja, Cúria, Buçaco, Faro e Açores, à qual foi atribuída diversos prémios Valmor, é incontornável no panorama nacional. O presente protocolo, estabelecido entre a DGPC e a UAL, visa, precisamente, aumentar a informação sistemática e útil sobre a obra de Norte júnior, através de um inventário informado na investigação histórica e arquitetónica, com recurso a arquivos e outras fontes, nomeadamente os imóveis. A promoção deste trabalho, realizado em parceria, assenta na necessidade da DGPC atualizar o seu inventário referente ao património imóvel classificado ou localizado em áreas de proteção, ampliando o conhecimento, ainda a outras realizações do autor, o que possibilitará apoiar a sua salvaguarda e valorização, por um lado, e, por outro, disponibilizar esta informação a todos os cidadãos. 

Datas: Abril de 2014 - Abril 2015

Parceiros: Cooperativa de Ensino Universitário / Universidade Autónoma de Lisboa (CEU/UAL) 

Responsabilidade da DGPC – DBC/DPIMI – Deolinda Folgado / Catarina Oliveira


Esculturas della Robbia em Portugal: História, Arte e Laboratório

ROBBIANA

Estudo de um grupo de esculturas em terracota vidrada  atribuíveis às oficinas Della Robbia pertencentes ao Museu Nacional de Arte Antiga, Fundação Calouste Gulbenkian e Mosteiro dos Jerónimos

Datas: Março 2013- Fevereiro 2015

Parceiros: ITN; Instituto Tecnológico e Nuclear; AISTID-IST.UTL; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; MNAA; DGPC; Fundação Calouste Gulbenkian

Responsabilidades da DGPC: Investigador no MNNAA, Anísio Franco

Nº da FCT: PTDC/HIS-HEC/116742/2010


Azulejaria medieval em Portugal – um estudo de proveniência

Análise de pastas e vidrados dos azulejos hispano-mouriscos  tardo-medievais em Portugal

Datas: 2012-2015

Parceiros: FFCT/FCT/UNL - (Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia); FCT – UNL; CSH-UNL; Instituto de Tecnologia Nuclear (ITN); IPT (instituto Politécnico de Tomar); UPC (Universidade Polithécnica de Catalunha)

Responsabilidade da DGPC: Investigador no MNNAA - Rui Trindade

Nº da FCT: PTDC/CPC-EAT/4719/2012


Azulejaria Medieval em Portugal - um estudo de proveniência.

O Mosteiro de Alcobaça é possuidor da coleção mais antiga de ladrilhos vidrados medievais, cujo estudo analítico e tecnológico é relevante, não só no âmbito do projeto de estudo de tecnologia e proveniência de objetos cerâmicos e vítreos, mas igualmente na valorização do espólio patrimonial do Mosteiro de Alcobaça.

O estudo por amostragem das pastas e dos esmaltes cerâmicos representativos da colecção é realizado nas instalações do VICARTE, na Faculdade de Ciências e Tecnologia. A recolha por mili-amostragem (secções com ca. 1 mm) será realizada no Mosteiro de Alcobaça. Estão seleccionadas 12 peças, representativas dos vários revestimentos vítreos existentes em Alcobaça, incluindo uma peça hispano-mourisca.

Os resultados serão alvo de publicações conjuntas, enquadradas no âmbito do projeto suprarreferido, e publicações de mútuo interesse entre o Mosteiro de Alcobaça e o VICARTE.

Datas: 2012-2015

Parceiros: Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FFCT/FCT/UNL); Unidade de investigação VICARTE (Vidro e Cerâmica para as Artes; Instituto de Tecnologia Nuclear/IST; DGPC

Responsabilidade da DGPC: Parceria (MA - Dra Isabel Costeira; Dra Ana Nunes)

Nº da FCT:  PTDC/CPC-EAT/4719/2012


Rede Temática Comunicação e Museologia – Comunicar o Museu (Comunicar com o Público)

Atribuída Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia Irina Matias Duarte

BGCT

Investigação na área de Filosofia da Educação, tendo como objeto de estudo os segmentos de público dos serviços de educação do Museu e a respetiva programação, formas de comunicação e abordagem dos diferentes grupos etários e níveis de escolaridade e ainda dos materiais de apoio à visita utilizados na relação com a comunidade educativa. 

Datas: 1 de janeiro de 2014, duração: 12 meses

Responsabilidade da DGPC: Coordenação - Museu Nacional de Arte Antiga

Nº da FCT: SFRH/BGCT/52391/2013


Rede Temática Comunicação e Museologia – Comunicar os Acervos. 

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia Teresa de Serra e Moura

BGCT

Levantamento exaustivo das técnicas de construção dos suportes das pinturas sobre madeira dos séculos XV a XVII, de produção portuguesa da coleção do MNAA, tendo em vista a respetiva sistematização e disponibilização pública, assim atualizando o conhecimento e a documentação sobre a produção pictórica portuguesa deste período e de uma das mais importantes coleções de referência do Museu. 

Datas: 1 de setembro de 2012. Renovável até 1 de setembro de 2017

Responsabilidade da DGPC: Coordenação - Museu Nacional de Arte Antiga

Nº da FCT: SFRH / BGCT / 51497 / 2011


Rede Temática Comunicação e Museologia – Comunicar o Museu (Comunicar com o Público)

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia Ana Ferreira de Sousa

BGCT

Estudo da relação entre comunicação e design gráfico na programação expositiva e editorial do MNAA com aplicação prática ao plano de atividades prosseguido pelo MNAA.

Datas: 1 de julho de 2013. Renovável até um máximo de 36 meses.

Responsabilidade da DGPC: Coordenação - Museu Nacional de Arte Antiga

Nº da FCT: SFRH / BGCT / 52180 / 2013


Rede Temática Comunicação e Museologia – Comunicar os Acervos

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia Ramiro Assis Gonçalves

BGCT

Pesquisa e identificação de técnicas de comunicação, diferentes meios e linguagens, bem como definição e aplicação de estratégias comunicacionais, tendo em vista o estudo e análise do público-alvo do MNAA, a captação de visitantes e a criação de hábitos de visita.  

Datas: 1 de Julho de 2009. Renovada até 30/12/2014.

Responsabilidade da DGPC: Coordenação - Museu Nacional de Arte Antiga

Nº da FCT: SFRH / BGCT / 33806 / 2009


O Arquivo LEISNER

O projeto consiste no arrolamento integral do fundo documental e no tratamento exaustivo do acervo epistolar que o constitui incluindo a sua digitalização, catalogação e disponibilização on-line no site da DGPC e futuramente no site do Instituto Arqueológico Alemão. Este arquivo integra o espólio documental reunido pela arqueóloga alemã Vera Leisner (1885-1972) e depositado na subdelegação portuguesa do Instituto Arqueológico Alemão, aquando do seu falecimento em 1972. Com o encerramento da subdelegação portuguesa deste instituto em 1999, este espólio foi cedido ao Estado Português em regime de comodato. Presentemente encontra-se em fase de descrição sistemática do fundo documental geral.   

Datas: julho de 2012 até ao presente.

Parceiros: DAI – Deutsches Archäologisches Institut/ Fundação Calouste Gulbenkien/UNIARQ – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Prof. Dr.ª Ana Catarina Sousa.

Responsabilidade da DGPC: DGPC – Fernanda Torquato/Filipa Bragança


Nuevas Tecnologias Aplicadas Al Estudio De La Movilidad E Intercambio: Cuentas Verdes Y Ceramica Decorada Con Rellenos Blancos Del VI Al II Milenio Ane En La Peninsula Iberica.

Estudo das contas em pedra verde do espólio da Casa Museu Vieira Natividade, em depósito no Mosteiro de Alcobaça, integrado no Projecto de Inventário e estudo dos artefactos de pedra verde do Neolítico-Calcolítico na Peninsula Ibérica, normalmente correspondendo a contas e pendentes/pingentes.

Este estudo procura confirmar a identificação de produtos de variscite e estabelecer a sua distribuição e proveniência ao nível da Península Ibérica, conhecendo-se actualmente alguns focos principais de origem nas áreas de Trás-os-Montes, Salamanca, Huelva e Catalunha. O estudo inclui a análise de cada peça por métodos não invasivos ou destrutivos, verificando se aquelas correspondem de facto a variscites ou a outro mineral/rocha.

Datas: 2012-2014 - em fase de preparação da monografia final.

Parceiros: Universidade de Sevilha; Universidade de Lisboa (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras e Lisboa); DGPC

Responsabilidade da DGPC: Parceria (MA - Dra Isabel Costeira)

Nº da FCT: Har2012-34620 (Ministerio De Economía Y Competitividad - España)


Gilt Teller

Estudo interdisciplinar multi-escala das técnicas e dos materiais de douramento em Portugal, 1500-1800

Datas: 2010-2014

Parceiros: FCT/UNL; IST/UTL, Lisbon;  DGPC/Conservation Laboratory, Lisbon;  Diocese de Viseu;  FL/UL, Lisbon;  UCP-CITAR, Porto;  ICT, Praga

Responsabilidade da DGPC: Participante das task 1,2 e 4, 5 e 6: Elsa Murta (Conservator-restorer, MSc)

Nº da FCT: PTDC/EAT-EAT/116700/2010)


TACELO - Estudos para a Conservação das Esculturas Monumentais em Terracota do Mosteiro de Alcobaça

As esculturas monumentais em terracota, com dimensões na ordem dos dois metros de altura, produzidas e/ou encomendadas pelos monges cistercienses, constituem um dos conjuntos de obras de arte mais importantes e originais do último terço do século XVII, nos planos estético, artístico e técnico.

Porém, o mau estado de conservação de algumas delas, coloca-as no limiar da perda total resultante de alterações do suporte, da perda das policromias e do destacamento e queda de partes das esculturas. A tentativa de mitigação deste processo de degradação, obrigou a várias intervenções de conservação e restauro ao longo de dois séculos, nem sempre eficazes.

Pretende-se apresentar os primeiros estudos direcionados para a utilização de um material consolidante verdadeiramente eficaz para estas peças, a aplicar na intervenção sobre a «Virgem da Anunciação».

Datas: 2009/Agosto 2014

Parceiros: Instituto Politécnico de Tomar; DGPC; Universidade Aveiro; Fundação da Fac. Ciências ULisboa; Fac. Ciências Sociais Humanas UNLisboa

Responsabilidade da DGPC: Parceria (MA- Dra Cecília Gil)

Nº da FCT: PTDC/HIS-HEC/111825/2009


INOV STONE - Novas Tecnologías para a competitividade da Pedra Natural

PPS 7 - Tecnologias de manutenção e valorização do património histórico em pedra natural

Desenvolvimento de tecnologias de manutenção e valorização do património histórico em pedra natural carbonatada, em relação com a monitorização de antigas acções de conservação e restauro: Claustro da Hospedaria e Sala dos Monges do Mosteiro de Alcobaça:

- recolha de amostras de pedra e eflorescências: caracterização das formas de degradação e monitorização da ação do tempo sobre os materiais pétreos intervencionados no passado;

- análise por estereomicroscopia, difração de raios-X, microscopia eletrónica de varrimento com espectroscopia de raios-X por dispersão em energia acoplada e espetroscopia Micro-Raman.

- análise das águas: recolha de amostras em vários pontos do monumento e cerca.

O projecto de investigação INOV STONE avançou para um Programa de Doutoramento, com integração do caso do Mosteiro de Alcobaça no plano de trabalho.

Datas: INOV STONE - jan 2012/dez 2013; PPS 7- Em curso, Doutoramento de 2014 a outubro 2016 

Parceiros: INOV STONE: CEI - Companhia de Equipamentos Industriais (promotor líder); Mármores de Alcobaça, Lda; Universidade de Évora; CEVALOR; DGPC

Projecto de Doutoramento (2014): University of the West of Scotland em parceria com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, e o Núcleo de Pedra, Cerâmica e Betões - Departamento de Materiais - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Responsabilidade da DGPC: Parceria (MA - Dra Isabel Costeira)

13854 - projecto financiado pelo QREN e COMPETE


EARLY METAL - Estudo da origem e difusão das primeiras ligas de bronze na Fachada AtlÂntica Peninsular Projecto resultante da fusão de três projectos

Estudo do espólio da Gruta das Redondas da colecção da Casa Museu Vieira Natividade, em depósito no Mosteiro de Alcobaça.

O estudo consiste num procedimento experimental em três etapas:
1) análise elementar por Espectrometria de Fluorescência de Raios X, Dispersiva de Energias (FRX), sem preparação prévia da superfície do objecto, com o objectivo de obter informações quanto ao tipo de liga e principais impurezas;
2) limpeza de uma pequena área (<25 mm2) de forma a remover as camadas superficiais de corrosão e efectuar uma análise por micro-FRX, com o objectivo de obter dados quantitativos da composição da liga metálica não corroída;
3) observação da área previamente limpa num Microscópio Óptico com o objectivo de se efectuar a caracterização microestrutural do metal e assim inferir sobre os processos de manufactura dos artefactos.

O procedimento é concluído com uma intervenção de C&R na área sujeita a análise e observações microestruturais, 

Datas: 2008/Agosto 2013 - está em elaboração a  publicação final.

Parceiros: Fac. Letras ULisboa/UNIARQ; Inst. Tecnológico e Nuclear/IST; Fac. Ciências e Tecnologia UNLisboa; DGPC(ex-IMC e ex-IGESPAR)

Responsabilidade da DGPC: Parceria (MA - Dra Isabel Costeira)

Nº da FCT: PTDC/HIS-ARQ/100623/2008; PTDC/HIS-ARQ/099950/2008; PTDC/HIS-ARQ/102112/2008