Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo
O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo possui um acervo que integra quatro núcleos: história natural (coleção de fósseis provenientes de formações do Pré-Câmbrico da região), etnografia (exemplares de cultura material de algumas profissões tradicionais), arte sacra e arqueologia.
O núcleo arqueológico é o mais importante e integra materiais provenientes de prospeções e de escavações (com destaque para os registos de contextos de arte rupestre e para as coleções de indústrias líticas associadas aos depósitos fluviais do Tejo) e achados isolados com valor patrimonial (especialmente da Idade do Bronze).
Do acervo documental merece destaque a documentação de arte pré-histórica (pinturas e gravuras).
How to get there: Por viatura própria: Auto-estrada A23, saída “Mação”, precedida por uma sinalização castanha indicando “Roteiro Rupestre”. Trains: Estação “Ortiga” (é necessário solicitar um táxi para a deslocação da estação até ao Museu). Urban Bus: Rodoviária Nacional.
A Rede Portuguesa de Museus (RPM) é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, a qualificação e a cooperação entre museus.
A Rede Portuguesa de Museus é composta pelos 165 museus que atualmente a integram. A riqueza do seu universo reside na diversidade de tutelas, de coleções, de espaços e instalações, de atividades educativas e culturais, de modelos de relação com as comunidades e de sistemas de gestão.